Elementos

Elementos
Elements

Alfa e Ômega (Alpha & Omega)

Eu sou a terra e o céu.
Eu sou o humilde e o nobre.
Eu sou o floco de neve na noite de inverno.
Eu sou o nascimento e a morte.
Eu sou o seu último suspiro.
Eu sou aquele que lhe deu vida e liberdade,
Escolhendo o seu próprio caminho.

Tudo o que você já conheceu.
Cada semente que colheu, originou se de mim,
Eu criei você.
Minha criação é suprema.
Isto é tudo meu sonho perfeito.
Não há erros no grande jogo cósmico "perfeito" de Deus.

Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Eu sou o início e o fim dos tempos.
Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Encontro me diante de toda a minha criação nesta noite.

Eu sou a escuridão e a luz.
Eu sou o dia e a noite.
Eu sou a ilusão.
Eu sou o eco.
Eu sou o medo e o ódio.
Eu sou um estranho familiar.
Eu sou a sombra, Eu sou uma estrela que te guia
Até o fim dos tempos.

Tudo o que você já conheceu.
Cada semente que você colheu veio de mim,
Eu criei você.
Minha criação é suprema.
Isto é tudo meu sonho perfeito.
Não há erros no grande jogo cósmico "perfeito" de Deus.

Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Eu sou o início e o fim dos tempos.
Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Encontro me diante de toda a minha criação nesta noite.

Stratovarius

Cine Espiritualidade


Cristiano%20Moura
Quantcast

Luar

Luar
Luar

Palestras,Textos


Cosmo-Pensado
Quantcast

Seguidores

O Paraíso

O Paraíso
O Paraíso

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O que é oração exatamente?

A oração é uma experiência de ressurreição,de renascimento,de nascimento de uma nova dimensão,uma nova maneira de ver as coisas e um novo modo de ser,a oração não é algo que você faz; a oração é algo em que você se transforma.

A experiência é tão vasta que é difícil descrevê-la com exatidão. Ela é indefinível; todas as definições não são suficientes. Cada definição diz alguma coisa sobre ela,mas apenas alguma coisa. Muita coisa não é dita.

A oração é uma experiência tão vasta que tem contradições. Então,uma pessoa pode dizer:"A oração é o silêncio",e ela estará certa,completamente certa. Outra pessoa pode dizer: "A oração é um diálogo",e ela também estará certa,porque a oração é um diálogo no silêncio. Mas o "diálogo" e "silêncio" parecem ser contraditórios.


As duas definições são verdadeiras. Aqueles que dizem que uma oração é um diálogo,os cristãos,os judeus dizem isso,os hindus dizem isso,estão certos. Mas eles estão falando de apenas uma parte da experiência. Os budistas dizem que não existe diálogo. O jainismo diz que não existe diálogo,porque não existe um "eu" e um "alguém". Existe um silêncio absoluto. Eles também estão certos,mas é muito difícil ser exato em relação à oração.


Sempre se lembre de uma coisa: Há coisas acima de você e há coisas abaixo de você. As coisas que estão acima de você,não pode descrevê-las com exatidão. Elas são maiores que você. Quando a oração existe,não é que a oração existe dentro de você,pelo contrário,você EXISTE NA ORAÇÃO. A oração está acima de você. Você apenas vibra nessa enorme dimensão,nessa plenitude.



A primeira coisa que eu posso dizer sobre a oração é que ela é um sentimento de gratidão,um agradecimento. Você está aqui,neste belo mundo,com essas árvores e rios,montanhas e estrelas. Nessa tremenda beleza,você está pulsando,você está vivo. Essa oportunidade,você não adquiriu.É um talento. A oração é um agradecimento por esse dom da vida.

Simplesmente respirar é uma alegria muito grande,apenas abrir os olhos e ver o verde. Apenas ouvir o canto dos pássaros,o som da água corrente,ou silêncio da noite e a escuridão aveludada. Ou o amanhecer e o nascer do sol... nós não adquirimos isso! É dado a nós,e não expressamos sequer nosso agradecimento.

O fato de existir um Deus ou não,é irrelevante,o agradecimento é um dever. As pessoas pensam: "Se existe um Deus,então agradeceremos a ele. "Eu lhe digo o oposto:" Se você COMEÇA A AGRADECER,ENCONTRARÁ DEUS". Não existe outra maneira. Se você começa a se sentir agradecido,você o encontrará,porque ele acontece apenas nessa DIMENSÃO de GRATIDÃO.



A segunda coisa:a oração é um MODO de VIVER. Não é apenas algo que você faz de manhã,como um ritual. Se for um ritual,não tem sentido. Se for um ritual, vai tornar você um hindu,um muçulmano,mas não religioso. A oração tem de ser algo absolutamente informal,ALGO DO CORAÇÃO,não um ritual.
Não alguma coisa que você termina de qualquer jeito pela manhã,porque tem de fazê-la,e foi ensinado a fazê-la,isso se tornou um dever.

Se não o faz sente-se culpado;caso contrário,ao fazê-lo,não sente qualquer alegria com isso.Quando não o faz,apenas a culpa aparece.Para evitar essa culpa,você continua fazendo.Não é uma oração.A ORAÇÃO É UM MODO DE VIVER.


Orar é um modo de viver,e não um modo de exigir. É comprometer-se com o silêncio e a incerteza da existência. Somos tão pequenos,a existência tão infinita... só estamos aqui por alguns momentos,e a existência sempre esteve aqui e sempre estará. Somos apenas pequenas ondas em um oceano infinito.
Você pode pedir,mas não pode exigir.

Se ele disser não,tudo bem. A decisão final é dele. Exigir significa que a decisão já foi tomada. Exigir significa que você quer que a existência FAÇA A SUA VONTADE. Pedir simplesmente quer dizer:"Estou mostrando a você meu desejo,mas siga a sua vontade,que seja feita a sua vontade,que seu reino venha.



Oosterhuis diz:"Ninguém pode orar sem palavras,porque ninguém existe fora da linguagem,e tudo é um diálogo. "Buda diz que a oração é o silêncio .E os dois estão certos. Oostehuis está certo;de um certo ponto de vista,ele tem razão:ninguém pode rezar sem palavras,porque ninguém existe fora da linguagem.
É muito fácil entrar em uma igreja e rezar,porque as pessoas aceitam isso. Ninguém vai chamá-lo de louco. Na verdade,as pessoas pensarão que você é muito religioso,um bom homem,um bom cristão,um bom católico ou hindu.  As pessoas o respeitarão por isso.


Mas se você começar a conversar com uma árvore... observe: você pode conversar com uma cruz na igreja,que é MADEIRA MORTA,mas não pode conversar com uma ÁRVORE,como pode conversar com uma cruz? Comece a conversar com a existência,com a natureza. Seja um pouco louco. Saia de vez em quando de sua tão famosa prisão chamada sanidade!


O sacerdote está sendo trocado pelo psicanalista por um simples motivo:porque as pessoas costumavam abrir seus corações na natureza; agora elas não encontram nenhuma maneira de abrir seus corações. Elas vão ao psicanalista,pagam. O psicanalista ouve,elas abrem seus corações. Isso não faz o menor sentido.

Você pode fazer a mesma coisa sentado na jardim. E as árvores são melhores psicanalistas,porque escutam tão atentamente,tão intensamente. Converse com a spedras! E você pode dizer qualquer coisa,que elas não vão se ofender. Pode abrir seu coração e suas tensões desaparecerão.



No passado,o homem vivia uma vida leve,sem tensão. O motivo para isso é que todas as pessoas conseguiam rezar. Era natural.  As pessoas iam e conversavam com as montanhas,com os rios,com o sol ou com a lua... essas são todas as faces de Deus! Manifestações suas,vivas,vibrantes,pulsantes,agora mesmo.


E quando eu digo para você começar a falar com a natureza,estou lhe dando a primeira lição de oração. As igrejas são feitas pelo homem. Evite tudo o que for feito pelo homem,porque as coisas feitas pelo homem trazem todos os tipos de neuroses que o homem tem. Por que não procurar um lugar criado por Deus? Se quiser sentir Deus,vá a algum lugar feito por ele,onde você consiga encontrar a sua assinatura.


As igrejas são feitas pelo homem,assim como templos,mesquitas. Lá,você encontrará apenas o homem e suas políticas. Lá,você encontrará o homem e toda a sua estupidez. As árvores são menos estúpidas,as estrelas não são estúpidas. Vá até elas,abra o seu coração,comece um diálogo com a natureza.


Sente-se ao lado de uma roseira e faça um grande silêncio,sem palavras entre você a roseira,apenas o silêncio pulsando... ondas de silêncio. Por meio do diálogo,conhecerá o divino,como ele se manifesta na natureza,e por meio do silêncio saberá como o divino não se manifesta.


A oração é a ponte entre a pergunta e a resposta,entre a disciplina e o mestre,entre o discípulo e o mestre,entre quem procura e quem é procurado,entre o mínimo e o máximo,entre o desejo e a realização. A oração surge da experiência de amor,da maneira com que nos referimos uns aos outros.

Você me pergunta: O que oração exatamente? Não posso definir com exatidão,apenas posso dar indicações. Posso dar pistas.Posso dar algumas direções. Você terá de descobrir com a sua própria experiência.


Dizem que o homem pode ser dividido em três grupos: aqueles que fazem com que as coisas aconteçam,aqueles que observam como as coisas são feitas,e aqueles que perguntam a si mesmos o que aconteceu. Por favor,FAÇA PARTE DA PRIMEIRA CATEGORIA.

Entre na oração,é a única maneira de saber o que ela é. AME SE QUISER SABER O QUE É O AMOR;EXPERIMENTE-O.


Se você é uma pessoa religiosa,pode pensar no todo como Deus,se não for,não precisa usar a palavra "Deus".  Esqueça tudo isso. As palavras não importam. Chame de "o Todo". Sinta o que ele fez por você,quanta coisa ele lhe deu e o quanto está dentro de você.


E você nunca agradeceu;é muito ingrato. Mas,mesmo assim,continua acontecendo! Sua partilha,sua doação é INCONDICIONAL. E no momento em que a gratidão surge em você,ela pode aparecer nesse momento,será a oração. Nada se move em você,tudo está parado. Mas,de repente,você sente como se estivesse reverenciando uma força desconhecida,uma força misteriosa.

ESSE ATO DE REVERÊNCIA É A ORAÇÃO

Osho- Oração,a canção do silêncio