Elementos

Elementos
Elements

Alfa e Ômega (Alpha & Omega)

Eu sou a terra e o céu.
Eu sou o humilde e o nobre.
Eu sou o floco de neve na noite de inverno.
Eu sou o nascimento e a morte.
Eu sou o seu último suspiro.
Eu sou aquele que lhe deu vida e liberdade,
Escolhendo o seu próprio caminho.

Tudo o que você já conheceu.
Cada semente que colheu, originou se de mim,
Eu criei você.
Minha criação é suprema.
Isto é tudo meu sonho perfeito.
Não há erros no grande jogo cósmico "perfeito" de Deus.

Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Eu sou o início e o fim dos tempos.
Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Encontro me diante de toda a minha criação nesta noite.

Eu sou a escuridão e a luz.
Eu sou o dia e a noite.
Eu sou a ilusão.
Eu sou o eco.
Eu sou o medo e o ódio.
Eu sou um estranho familiar.
Eu sou a sombra, Eu sou uma estrela que te guia
Até o fim dos tempos.

Tudo o que você já conheceu.
Cada semente que você colheu veio de mim,
Eu criei você.
Minha criação é suprema.
Isto é tudo meu sonho perfeito.
Não há erros no grande jogo cósmico "perfeito" de Deus.

Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Eu sou o início e o fim dos tempos.
Eu sou o ALFA, Eu sou o ÔMEGA.
Encontro me diante de toda a minha criação nesta noite.

Stratovarius

Cine Espiritualidade


Cristiano%20Moura
Quantcast

Luar

Luar
Luar

Palestras,Textos


Cosmo-Pensado
Quantcast

Seguidores

O Paraíso

O Paraíso
O Paraíso

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Deus monista de Jesus

A concepção que Jesus tem de Deus não é POLITEÍSTA,como a dos greco-romanos pagãos,nem é MONOTEÍSTA,como a dos judeus e cristãos,nem mesmo PANTEÍSTA,como a ideologia de alguns orientais,a concepção de Jesus é tipicamente MONISTA.

Tanto os POLITEÍSTAS como os MONOTEÍSTAS estabelecem total dualidade entre Deus(deuses) e o mundo.O PANTEÍSMO,por seu turno,identifica Deus com o mundo,ou com a soma total das creaturas.Se os DUALISTAS afirmam unilateralmente a TRANSCEDÊNCIA sem a IMANÊNCIA de Deus,os PANTEÍSTAS pecam pelo extremo oposto,afirmando unilateralmente a IMANÊNCIA(ou identidade)e negando a TRANSCEDÊNCIA(ou alteridade) entre Deus e o mundo.Se os DUALISTAS pecam por SEPARATISMO,o PANTEÍSTA peca por IDENTIFICAÇÃO.

A noção que o Nazareno tem de Deus não é a dos romanos,nem a dos judeus;por outro lado,ele também não é panteísta,como certos orientais.A noção que o Nazareno tem de Deus é EQÜIDISTANTE do SEPARATISMO judaico-romano e da IDENTIFICAÇÃO do PANTEÍSMO oriental.A noção do Nazareno é tipicamente MONISTA;para ele,"EU E O PAI SOMOS UM,O PAI ESTÁ EM MIM E EU ESTOU NO PAI,MAS O PAI É MAIOR DO QUE EU."E olhando para outros homens ele acrescenta:"O PAI ESTÁ EM VÓS,E VÓS ESTAIS NO PAI."E chega ao ponto de dizer:'VÓS SOIS DEUSES",não no sentido politeísta,mas no sentido MONISTA;isto é:a ESSÊNCIA da DIVINDADE está em vós,mas a vossa EXISTÊNCIA humana é apenas uma MANIFESTAÇÃO INDIVIDUAL DESSA ESSÊNCIA UNIVERSAL.

Assim como uma onda do mar poderia dizer:eu e o mar somos um,eu estou no mar,e o mar está em mim,mas o mar é maior do que eu.As teologias cristãs,através dos séculos,não permaneceram fiéis a esse MONISMO CÓSMICO do Nazareno;recaíram no MONOTEÍSMO DUALISTA da sinagoga de Israel,considerando Deus como separado do mundo e do homem.

Filósofos modernos crearam a palavra "PANENTEÍSMO",em vez de monismo,que quer dizer"tudo em Deus",mas não "tudo é Deus",como quer o panteísmo.O MONISMO OU PANENTEÍSMO do Nazareno,representa uma atitude única e inédita,não contagiada nem pelo judaísmo,nem pelo paganismo ocidentais,nem tampouco pelo panteísmo oriental.

Huberto Rohden

Nenhum comentário: